SAÚDE: CHOCOLATE, AMIGO OU INIMIGO?

Nós ouvimos mais e mais vezes que o chocolate, conhecido por suas muitas virtudes, é bom para o corpo. Por outro lado, também ouvimos que seu consumo é arriscado para a saúde. Onde está o real? Como sucumbir ao chocolate sem se sentir culpado? O editor compartilha com você tudo o que você precisa saber sobre chocolate para combinar ganância e boa saúde.

Chocolate, um tesouro de benefícios para a saúde

Boas notícias, o chocolate não é bom apenas para as papilas gustativas, também é bom para o corpo.

  • de e o chocolate é bom para a moral , graças à combinação de magnésio e açúcar que tem uma elevação e anti-depressivo.
  • Seu alto teor de magnésio ajuda a combater o estresse e a ansiedade.
  • de e cacau é rico em antioxidantes . Diminui o envelhecimento da pele e reduz o risco de derrame e câncer. Alguns quadrados de chocolate amargo são melhores que uma boa xícara de chá verde, por exemplo.
  • chocolate é bom para o cérebro . De fato, o potássio presente no cacaumelhora a memória.
     
  • O chocolate é bom para o coração, graças aos flavonóides  (antioxidantes) que reduzem o colesterol ruim e reduzem a pressão sanguínea .
     
  • Nota para os diabéticos: Os flavonóides também controlam os níveis de açúcar no sangue.

As desvantagens do chocolate na saúde

Chocolate, sim, mas com moderação.

  • Contendo muito açúcar, não é recomendado que os diabéticos comam demais. Nesse caso,  escolha chocolate amargo com alto teor de cacau (pelo menos 70 %).
     
  • Cuidado com a crise do fígado ! O chocolate é feito de  manteiga de cacau  que é rica em ácidos graxos (especialmente chocolate ao leite e chocolate branco). Além de causar refluxo gástrico,  o consumo excessivo de chocolate  pode não agradar sua vesícula biliar. Consequências: dor abdominal, dores de cabeça, até vômitos. 

O chocolate faz você engordar? 

Chocolate tem sido erroneamente acusado de ser o inimigo da nossa linha . No entanto, apesar de seu alto número de calorias , o chocolate não engorda. Consumido com moderação, promoveria até perda de peso !

De fato, o chocolate, desde que você o escolha e tenha um bom estilo de vida geral, contém catequinas que têm o efeito de queimar gordura e aumentar o gasto de energia. 

28! É a quantidade em gramas de chocolate amargo ou cacau com baixo teor de açúcar por dia que é recomendado consumir. 

Os diferentes chocolates e seu teor de cacau

Tenha cuidado para escolher o seu chocolate. De fato, os  benefícios do chocolate  são principalmente devido ao cacau que ele contém. Portanto, prefira chocolate amargo com teor mínimo de cacau de 70%.

  • Chocolate escuro, menos doce

Consiste em cacau seco, manteiga de cacau e açúcar. Deve conter pelo menos 35% de cacau, o que faz com que seja  o chocolate menos doce . 

  • Chocolate ao leite, menos gordura mas mais doce

 É composto dos mesmos ingredientes que o chocolate amargo, mas com a adição de leite. O  teor de cacau  é, portanto, menor (mínimo de 25%). O chocolate ao leite é menos gordo do que o chocolate escuro, mas é mais doce.

  • Chocolate branco, chocolate sem chocolate

É feito de manteiga de cacau, leite e açúcar. Não contendo cacau, não se beneficia de seus benefícios. É por isso que algumas pessoas estão hesitantes sobre seu status de “chocolate”. 

Como não ser viciado em chocolate? 

À menor frustração você está tropeçando em bombons de chocolate? É normal. O chocolate libera a serotonina , o hormônio da felicidade. Mas mesmo que o seu consumo lhe dê um certo prazer, não deve ser abusado, porque essa sensação de euforia é apenas temporária. 

Rico em açúcar, o chocolate torna-se duplamente viciante. Preencha este desejo com água ou alimentos saudáveis, como frutas ou iogurte.

E como a melhor maneira de resistir à tentação é ceder, não se prive! Um pequeno quadrado de chocolate de vez em quando nunca dói.

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Amigo ou inimigo, o chocolate traz uma boa dose de conforto. Você é viciado? 

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