Qual é a dieta cetogênica? Seus benefícios e riscos

Dentro opções nutricionais para perder peso é dieta cetogênica Ele se posicionou como um dos planos nutricionais mais recomendados de nutricionistas e médicos.

Embora a obesidade seja uma condição patológica caracterizada por um acúmulo excessivo de gordura suficiente para superar o peso correspondente de uma pessoa, a dieta cetogênica tem como objetivo primário: eliminar o excesso de gordura e dar à pessoa que a carrega um problema físico e emocional. bem-estar.

Qual é a dieta cetogênica?

Como um plano de dieta que envolve a limitação de carboidratos, a dieta cetogênica é basicamente uma alternativa nutricional, rica em proteínas e gorduras destinadas a reduzir significativamente a ingestão de carboidratos .

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Carboidratos são principalmente identificados como biomoléculas responsáveis ​​por armazenar e obter energia, mas seu consumo excessivo pode ser a principal causa da obesidade.

Os carboidratos são divididos em dois: carboidratos simples e complexos. Nutricionalmente, recomenda-se consumir carboidratos mais simples do que os carboidratos complexos, uma vez que consiste anteriormente de frutose (fruta) e galactose (laticínios e derivados).

Em contraste, os carboidratos complexos são a lactose (o principal componente dos laticínios), a maltose, encontrada na cerveja e na sacarose, também conhecida como açúcar de mesa ou açúcar puro.

O objetivo da dieta cetogênica não é eliminar completamente o consumo de carboidratos, mas reduzi-los significativamente para que a droga, metabolicamente, possa estimular mais a oxidação da gordura, levando à formação de corpos cetônicos.

Conceitualmente, os órgãos cetônicos (também chamados cetonas) são produtos que fazem parte do desperdício de gordura. Eles ocorrem quando o corpo usa açúcar em vez de açúcar (carboidratos) para gerar e armazenar energia.

Isso geralmente é um processo natural para os diabéticos, porque ao não produzir insulina suficiente para transportar glicose, as células usam gordura como fonte de energia.

Este é o lugar onde o termo “dieta cetogênica” nasceu e sua função principal: produzir cetonas através do consumo de proteínas e gorduras puras.

De fato, a proporção de carboidratos em uma dieta cetogênica inclui valores inferiores a 50% do total de calorias. Ou seja, se houver 2000 calorias que devem ser consumidas diariamente, representando 100%, em uma dieta cetogênica, há apenas entre 500 e 1000 calorias derivadas do consumo de carboidratos.

Existem dietas cetogênicas em que a ingestão de frutas e vegetais é permitida, mas em quantidades altamente controladas, mas, por sua vez, proíbe a ingestão de cereais, farinha, produtos de panificação e sobremesas.

Benefícios da dieta cetogênica

Perda de peso rápida: Estudos nutricionais mostraram que a dieta cetogênica, em comparação com dietas com maior consumo de carboidratos, ajuda a perder peso em um tempo relativamente curto para aqueles que as realizaram.

Por um mês você pode ver resultados bastante eficazes com perdas de até 5 kg. Um fator importante não só em uma dieta cetogênica, mas em qualquer outro plano de dieta, é que o que você usa, o ideal é ser feito todos os dias ao mesmo tempo. Desta forma, o organismo consegue acelerar o metabolismo e tratar os componentes certos.

Reduz a retenção de líquidos: porque a dieta cetogênica promove o consumo de várias proteínas de origem animal, como carne vermelha (carne bovina e suína), carne branca (frango, peixe, peru), ovos, queijo e algumas salsichas em vez de alimentos ricos em açúcar, Como principais benefícios, conseguem levar o organismo a um estado metabólico conhecido como cetose, onde se perde mais fluido do que a massa muscular e se fala de um corpo enfraquecido.

Gerando uma maior sensação de suavidade, o consumo dessas proteínas e gorduras dá uma sensação de suavidade muito maior do que em pessoas que usam muito carboidrato.

Carboidratos são capazes de encher, mas não iluminam completamente o organismo. Além disso, essas dietas pobres em carboidratos conseguem reduzir os níveis de triglicerídeos, a pressão arterial e, por sua vez, uma sensação constante de fome e desejo.

Risco de dieta cetogênica

Por outro lado, dietas cetogênicas, como qualquer outra mudança alimentar radical, trazem suas desvantagens e perigos.

Entre esses riscos e conseqüências estão:

Presença de certos sintomas: Como qualquer dieta que implemente uma mudança radical na dieta, isso traz vários sintomas e desconforto, como dores de cabeça, náuseas, fadiga, fraqueza muscular ou fadiga.Do mesmo modo, durante a dieta cetona, é comum sofrer de constipação , como resultado do consumo mínimo de fibras, bem como má respiração ou halitose.

Não é recomendado para pessoas com problemas cardiovasculares: A dieta cetogênica não é aconselhável em pessoas com problemas hepáticos, renais e cardíacos, já que em alguns casos isso levou ao desenvolvimento de arritmias e hipertensão. Também nas dietas cetogênicas há falta de minerais, vitaminas e principalmente fibras. Este artigo é publicado apenas para fins informativos. Você não pode e não deve substituir a consulta com um nutricionista. Aconselhamo-lo a consultar o seu nutricionista de confiança. assuntosdieta

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