Diferenças entre obesidade e obesidade

Muitas vezes esses dois conceitos são confusos e acreditamos que é o mesmo distúrbio. Uma pessoa com excesso de peso está acima do peso, mas está acima do peso?

Para determinar se uma pessoa está com sobrepeso ou com excesso de peso, os especialistas usam uma fórmula chamada índice de massa corporal (IMC). Esta fórmula calcula o nível de gordura em relação ao peso, altura e altura.

A fórmula é a seguinte: IMC = peso (kg) / altura (m) 2. Ou seja, você calcula primeiro o peso, depois mede a altura em metros e depois o eleva para o quadrado. Desta forma, você pode saber o que é o IMC. Por exemplo, uma pessoa pesando 58 kg e medindo 1,60 metros pode fazer a seguinte fórmula: IMC = 58 / (1,60 × 1,60), com o resultado 22,66.

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Você já conhece o seu índice de massa corporal agora, vamos ver de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em qual categoria você está.

Classificação de peso de acordo com a OMS

Aqui está uma tabela que liga o IMC à classificação de peso:

classificaçãoIMC (kg / m 2 )
 
excesso de peso<18.50
normal18,50 – 24,99
excesso de peso25,00 – 29,99
obesidade≥30,00
Obesidade tipo I30,00 – 34,99
Obesidade tipo II35,00 – 39,99
Obesidade tipo III≥40,00
Obesidade tipo IV> 50

excesso de peso

Como vimos, o excesso de peso é imediatamente após o “peso normal”. Portanto, a mesma pessoa que falamos anteriormente, com tamanho de 1,60 me 58 kg, estará acima do peso quando pesar 65 kg.

Como você pode ver, separamos 7 quilos do nosso peso normal. Os 7 quilos que levamos no Natal, que é combinado com o verão, aqueles que nos fazem estômagos etc.

Estar acima do peso é um fenômeno que podemos combater com facilidade (um pouco mais leve do que outros), com base na melhoria da dieta e na prática de esportes . O que esses quilos nos dizem é que comemos mais calorias do que queimamos.

Estar acima do peso afeta a saúde física e mental. Nos níveis físicos são as chances de desenvolver hipertensão e aumentar o açúcar no sangue e gordura, enquanto se tornar com excesso de peso. Mas psicologicamente, esse fenômeno também nos afetará.

As atuais armas de beleza, muito distantes da realidade e da normalidade, estão muito presentes entre nós e ainda mais entre os jovens. Um excesso de peso pode tornar o espelho nosso inimigo e não estamos confortáveis ​​com nossa aparência física. Este último aspecto leva a baixa auto-estima que pode levar à depressão.

obesidade

Quando falamos de obesidade, estamos falando de uma doença crônica que se refere aos níveis de gordura corporal . Como observamos na tabela, a obesidade está além da obesidade e consiste em 3 níveis, dependendo dos valores de gordura no corpo. O menor tipo é eu e o máximo III.

Vamos dizer que a mesma pessoa de 1,60 metros, neste caso, sendo considerado acima do peso, deve pesar pelo menos 76 quilos. Estamos falando de mais 18 quilos. Não é mais um estômago, agora não é tão fácil perder esses quilos apenas com base em uma dieta equilibrada e exercício moderado, e ainda assim torna-se importante enfatizar a nossa saúde.

As causas que podem causar esta doença são variadas e nunca são de causa única. Ou seja, sempre 2 ou 3 fatores são combinados.

Entre as causas mais comuns estão: genética (33% aproximada), fatores socioeconômicos (em níveis mais baixos, maior incidência provavelmente devido a eventos que não podem pagar por alimentos de qualidade), psicológicos (transtornos emocionais) relacionados ao desenvolvimento (aumento do tamanho) ou número de células adiposas), atividade física (sedentarismo é a chave para esse distúrbio), hormônios (diabetes, tireóide, etc.), lesões cerebrais (em poucos casos) e drogas (corticosteróides, antidepressivos, etc.)

As complicações de saúde relacionadas a esta doença são inúmeras, mas entre elas destacamos: cardiovascular (varizes, ataque cardíaco), arteriosclerose, diabetes, problemas respiratórios, osteoartrite, doença digestiva, gravidez, sexual, neurológica … a lista está apenas começando.

De NatureVia recomendamos que antes de decidir mudar sua dieta ou exercício agressivo, você sempre tenha a opinião de profissionais. Eles ajudarão você a criar uma dieta saudável de acordo com suas características pessoais e recomendarão os esportes que são mais benéficos para você. Este artigo é publicado apenas para fins informativos. Você não pode e não deve substituir a consulta com um nutricionista. Aconselhamo-lo a consultar o seu nutricionista de confiança. assuntosobesidade

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